Biografia e Bibliografia

BIOGRAFIA



Quando eu nasci nenhum anjo torto, desses que vivem na sombra disse-me para ser gauche na vida, como à Carlos Drummond de Andrade, mas a vida me ensinou a viver assim...
Nasci numa tarde fria de inverno, dia 26 de junho de 1966, na cidade de Andradas, Minas Gerais, no momento em que o Sol ascendia em Capricórnio e segundo a astrologia, o meu ascendente me tornava um ser completo, impar.
Não sei se este aspecto astral do meu nascimento contribuiu com minha personalidade, mas o fato é que inspirei-me na minha própria vida para escrever.
Aos seis anos de idade mudei-me com minha família para a cidade de Limeira-SP, onde aos 9 anos, no terceiro ano, através de uma professora recebi o primeiro incentivo. Foi no dia dos professores e tive que escrever um poema em homenagem a ela, não sei se era bom, mas aquele poema obteve de suas palavras o apoio que acabaram me incentivando a continuar teimando na poesia.
Aos 14 anos de idade eu colaborava com o Jornal quinzenário "A Tribuna de Limeira", enviando poemas para serem publicados e alguns deles estão presentes na página Poemas Adolescentes.
Em 1983 eu e minha família voltamos para Andradas.
Em 1985 ao participar do "IV Concurso Raimundo Corrêa de Poesia" promovido pela Shogun Editora e Arte do Rio de Janeiro, obtive menção honrosa entre 10.820 trabalhos inscritos e o convite para participar da Antologia Poética "Poetas Brasileiros de Hoje 1985". O poema classificado foi "Filho da Terra" que encontra-se na página Concursos e convites.
A classificação foi o pontapé inicial para que publicasse o meu primeiro livro, o meu grande sonho que desde os 14 anos almejava. E ele aconteceu.
Através do apoio de empresas locais e da Prefeitura Municipal de Andradas, consegui publicar o meu primeiro livro "O Acordar", lançado em outubro de 1985. Uma produção independente de 50 páginas, do qual foi feito uma tiragem de 1.000 exemplares.
E continuei escrevendo, só que passei de poesias para roteiros de filmes, peças de teatro, romances e novelas. E para o jornalismo...
Em 1986 comecei a trabalhar como free lancer para a emissora de rádio local, onde fui repórter, apresentador de programa de variedades e jornalístico e em 1987 fui administrar um jornal, no qual era editor, repórter, colunista social e agente publicitário.
Em 1988 montei minha firma de propaganda pela qual publiquei o primeiro guia da cidade o "Guia Cran" (Guia Comercial e Residencial de Andradas). Foi neste ano que minha mãe faleceu.
Em 1989 comprei um horário na emissora de Rádio local, onde apresentava um programa de variedades nas manhãs de sábado.
Em 1990 montei o jornal "OPÇÃO" um jornal polêmico, mas que teve vida curta, fechei-o em 1995.
Desde 1995 venho atuando como professor, sendo formato em Letras e Pedagogia com especialização em Psicopedagogia e Mídias na Educação.
Esta página tem por objetivo divulgar meu trabalho, meus poemas publicados e inéditos, peças de teatro, roteiros de filmes, romances e novelas, o que será aos poucos acrescentados a esta página.

 

BIBLIOGRAFIA

 Livros e participação em antologias

PASTRE, Antonio Carlos. O Acordar. Andradas: Caracol Gráfica e Editora, 1985.
________. Filho da terra.  In Poetas brasileiros de hoje 1985. Rio de Janeiro: Shogun Editora e Arte Ltda, 1985, p. 13.

________. Brincadeiras, jogos e músicas do tempo da vovó e do vovô – Atividades desenvolvidas durante o projeto em 2006 (org.). E. E. "Dr. Almeida Vergueiro" Ciclo I - Espírito Santo do Pinhal. Andradas: Gráfica Cruzeiro, 2006.


comunicações EM CONGRESSOS


PASTRE, Antonio Carlos; BIGOTE, Karin Cristina Pereira. A heterogeneidade oralidade/escrita nas produções textuais de alunos em comunidade rural. III Seminário sobre letramento e alfabetização. Digressões sobre oral/escrito. 14º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Promoção Associação de Leitura do Brasil - ALB. Campinas: Unicamp, 2003.


PESQUISA
 
PASTRE, Antonio Carlos. O uso do celular como ferramenta de apoio pedagógico na sala de aula. e-proinfo/MEC – Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Pernambuco (UFP), 2011.

Nenhum comentário: